Contar calorias é um problema

Diabo de balança que só funciona pra cima

Diabo de balança que só funciona pra cima

Desde que iniciei novamente minha dieta, desta vez por uma questão de sobrevivência, ou seja, controle-se ou morra, comecei a contar calorias para saber se estava ou não comendo acima do que preciso, além é claro de uma tabela enorme de alimentos permitidos elaborada pelo meu nutricionista.

Nas duas primeiras semanas tudo funcionou, comecei a comer 1/3 do que normalmente comia e comecei a perder peso, exatos 4 quilos em duas semanas. Muito bom fiquei feliz e entusiasmado.

Entretanto esta semana entre o natal e o ano novo engordei 1 quilo, mesmo comendo poucas calorias e praticando caminhada. Me sinto péssimo quando me peso e vejo que apesar de todo o sacrifício os numerosinhos da balança não saem do lugar.

O fato é que acho que terei que me orientar mais sobre este negocio de nutrição, creio que simplesmente contar calorias não é o suficiente. Decidi estudar mais sobre o assunto já que terei que me manter em dieta o resto da minha vida. O grande problema é que como ainda estou munto no início da dieta e dada a minha reputação pregressa de desistir de todas as dietas que já fiz na vida estou começando a ficar ansioso, nervoso e irritado. Mas desta vez há uma diferença importante. EU NÃO VOU DESISTIR, NEM A PAU JUVENAL.

Olha ai o que são calorias.

Segundo a wikipedia:

“A vida do ser humano depende de uma fonte de energia: as calorias contidas nos alimentos. Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência.

As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.”

Acho que ai é onde está o segredo, entender como cada tipo de alimento funciona e atua no nosso organismo é o que vou fazer, vou estudar e aprender esta droga toda para não ficar puto da vida em não comer e ainda engordar.

Esse post foi publicado em Emagrecendo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Contar calorias é um problema

  1. Adriano Camara disse:

    Mano, as calorias não são todas iguais, fica a dica. Se quiser realmente tentar algo que seu médico e seu nutricionista não aceitam nem concordam mas que a boa ciência valida, posso te dar algumas referências. Comece aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br
    Um abraço.
    PS: Posso te mandar 2 livros muito interessantes de um jornalista investigativo especializado em ciência chamado Gary Taubes. Os nomes dos livros são “Why We Get Fat” e “Good Calories, Bad Calories”. Não são livros de dieta, vou avisando, nem ele vai tentar te vender nada, mas vai te mostrar exatamente o que acontece segundo as pesquisas. Se interessar procure no Youtube por videos de palestras dele. Um abraço.

    Curtir

Deixe uma resposta

